quarta-feira, 22 de abril de 2009

Assembléia Legislativa do Ceará debate situação do ensino básico e profissionalizante.


A Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira (17/04), audiência pública para discutir o reordenamento da rede de ensino básico do Estado e também o projeto de Educação Profissionalizante que vem sendo implantado no Ceará. O presidente da Comissão, deputado Artur Bruno (PT), conduziu o debate. Ele quis saber em quais áreas do Estado estão sendo instaladas novas instituições de ensino profissional.
O presidente do Centec, Samuel Brasileiro, que veio representando o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, explicou que o Governo está implantando duas faculdades tecnológicas no interior. Uma em Iguatu, para atender à população da região do Vale do Salgado, e outra em Itapipoca, para atender à região do Litoral Oeste. Ele também disse que a rede CVT (Centro de Vocacional Tecnológico), hoje possui 33 unidades.
Samuel Brasileiro destacou a infra-estrutura de educação à distância que o Estado vai criar, informando que já está em processo licitatório a construção de um Centro de Educação à Distância no interior. “Esse centro vai atender os jovens que não têm escolas próximas de casa e também não têm a possibilidade de se deslocarem para outros municípios”, afirmou ele.
O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) salientou que a qualidade do ensino médio é uma preocupação de todos os brasileiros e que a crise do setor vem sendo expressa pela mídia e por especialistas no assunto. Segundo ele, no Ceará a população jovem (15 a 29 anos) ultrapassa dois milhões de pessoas. “A maioria dessa população não está na escola e nem em nenhuma universidade e tão pouco em cursos profissionalizantes”, criticou, questionando sobre o que pode ser feito com esses excluídos dos processos educativos no Estado.
A secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, respondeu ao deputado informando que a rede de escolas de educação profissional já possui 25 unidades de ensino e que, até 2010, o Governo pretende chegar ao número de 100 escolas. Ela disse ainda que o Ceará foi o Estado que recebeu mais recursos da União (R$ 111 milhões) para investir na educação profissional.
De acordo com a secretária, o Governo está firmando convênios para garantir um programa de estágio qualificado para os alunos dessas escolas que funcionam em tempo integral. Izolda destacou que dentre os dez cursos ofertados estão: Enfermagem, Turismo e Segurança do Trabalho.
A audiência aconteceu no auditório um do Complexo de Comissões Técnicas Aquiles Peres Mota e foi retransmitida por videoconferência para os municípios de Aracati, Aracoiaba, Cariri e Juazeiro do Norte. Participaram do debate os vereadores petistas Ronivaldo Maia e Guilherme Sampaio, da Comissão de Educação da Câmara de Fortaleza; Anísio Melo, representando o Sindicato Apeoc e Valdeci Abreu de Paula, do Sindiute
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário