sábado, 18 de abril de 2009

Ronivaldo destaca lutas da juventude em pronunciamento

Foto: Genilson de Lima

O vereador apresentou requerimentos de audiências públicas sobre Drogadição nas Juventudes e Cotas Sociais nas Universidades Estaduais.

As lutas da juventude e a necessidade da consolidação de políticas voltadas ao segmento foram demarcadas no pronunciamento do vereador Ronivaldo Maia nesta quinta-feira (16).
Confira a reportagem de Iran Soares
O vereador Ronivaldo Maia (PT), durante pronunciamento na Câmara de Fortaleza, justificou dois requerimentos de sua autoria pedindo a realização de audiência pública na Casa. Um para discutir o projeto de lei que visa garantir as cotas sociais nas universidades estaduais do Ceará, outro para debater a drogadição na juventude, seus aspectos, abordagens e estratégias de enfrentamento desse problema. Colocando-se em defesa dos jovens, Ronivaldo manifestou-se indignado e preocupado, tendo em vista que a juventude da periferia tem sido vítima da violência. “O que é mais absurdo é a gente perceber na fala de alguns, inclusive de setores do Estado, ou da mídia, e de setores conservadores, que a solução para a violência juvenil estaria na redução da maioridade”, afirmou. A juventude, principalmente a que mora na periferia de Fortaleza, na opinião do parlamentar, é ausente de direitos, que a ela são negados pelos níveis de governo – Município, Estado e União. Ele entende ser necessário pensar mais políticas públicas para que os jovens possam enfrentar os dilemas do dia-a-dia, tais como o primeiro emprego, a segurança pública numa visão cidadã e ter certeza que através da cultura a juventude poderá ser protagonista de sua história e seu papel social. PROTAGONISMO - Ronivaldo Maia considera, porém, que, no novo cenário, que vem sendo construído, há um crescente desenvolvimento de projetos e programas voltados para o protagonismo juvenil. Feitos, segundo ele, que surgem muitas vezes a partir de atitudes de jovens que conseguem pensar programas feitos por eles próprios. “Essa história de que a juventude é o futuro do país, muitas vezes, é frase morta. A juventude quer mesmo é o presente”, enfatizou. O vereador destacou, no entanto, iniciativas como a Coordenadoria de Políticas para a Juventude, em Fortaleza; e os programas como ProJovem.
Para Maiores Informações Acesse: www.ronivaldomaia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário