quinta-feira, 23 de abril de 2009

Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins discute cooperação técnica entre Brasil e França

Uma das deliberações foi a realização de um curso de formação de técnicos e agentes públicos em cooperação internacional.


A Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, participou nesta quarta-feira (22/04) da I Reunião do Comitê Misto Brasil-França para a Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira, no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro. Durante a reunião, foram aprofundadas discussões sobre temas de interesses mútuos em áreas como meio-ambiente, transportes, urbanismo e desenvolvimento sustentável. Luizianne Lins participou do encontro também como Vice-Presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Uma das deliberações foi a realização de um curso de formação de técnicos e agentes públicos em cooperação internacional, dias 14 e 15 de maio, em Belo Horizonte, com promoção da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República e governo francês. Na ocasião, Luizianne Lins discutiu a possibilidade de Fortaleza sediar uma próxima edição do curso. Caso Fortaleza seja escolhida, o curso acontecerá entre os meses de junho e julho, a fim de socializar com prefeitos do Ceará os aspectos jurídicos, institucionais e administrativos deste tipo de negociação.

Dentre outros objetivos, o curso pretende envolver agentes públicos, organizações não-governamentais, iniciativa privada, associações e entidades representativas nas ações de cooperação. Para Luizianne, o estreitamento das relações entre os dois países deve fomentar oportunidades de trabalho e captação de recursos, através da realização de bons projetos.

Este foi o primeiro encontro de cooperação entre Brasil e França realizado de forma descentralizada, após o lançamento do Ano da França no Brasil, em dezembro passado, quando os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, assinaram protocolo de cooperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário